Recebi uma pergunta interessante sobre qual seria minha opinião sobre essa nova “onda” de desenvolvedores…
Acredito não ser só uma onda, existe uma demanda por desenvolvedores devido e uma necessidade de mercado, por causa de uma infinidade de motivos.
Vamos tentar abordar alguns desses motivos.
Hoje temos várias tecnologias se destacando:
- Uso intensivo do mobile
- Redes sociais;
- Inteligência Artificial;
- Machine Learning;
- Big Data;
- Marketing Digital;
- DevOPS;
- Automações;
- SaaS, IaaS, PaaS, Cloud Computing
- Etc.
Todas essas tecnologias que citei assim como eu, alguns de vocês usam no dia a dia.
Com esse novo paradigma, as empresas estão enxergando de uma nova maneira a TI, até por que não tem como ficar de fora de tudo isso.
Porém, quanto mais empresas abraçarem a tecnologia e enxergar valor na TI, como já está acontecendo, mais essas empresas vão fazer uso das mesmas tecnologias, mesmas ferramentas, mesmas metodologias e mesmas estratégias, sendo necessário se diferenciar dos concorrentes.
E por isso que precisamos de desenvolvedores, além de apoiar no uso das tecnologias citadas anteriormente, são necessários para desenvolver novas soluções, criar serviços novos e/ou personalizados, criar novos produtos ou novas formas de entregar os mesmos produtos, análise e filtro de dados, etc.
Sendo assim, programação não é só uma nova onda, é uma nova realidade do mercado de tecnologia, onde o desenvolvimento está intrínseco em todas as áreas e setores.
Meu conselho para você que não quer ser desenvolvedor é se “especializar” na área que você deseja, mas em paralelo aprender pelo menos o básico da lógica e programação, assim você consegue se comunicar com desenvolvedores e planejar ações de TI com mais eficiência e assertividade.